A Fuleiragem Científica

Começamos um blog com contos de Ficção Científica chamado Fuleiragem Científica.

A ideia original é do Jefferson Nunes. É uma tentativa de escrever FC distante da assepsia abstrata e escapista dos autores clássicos do gênero. Algo como uma visita a um universo paralelo no qual Philip K. Dick tivessem nascido na Baixada Fluminense ou no sul do Pará. Ou como se Ballard tivesse crescido em Imbiribeira no Recife, trabalhando como motoboy e garçom de self service que nas horas vagas escreve histórias de Ficção Científica.

No lugar do tom épico, do futurismo, das reflexões sobre o que é “o humano” e do fetiche pela alta tecnologia se opta pela falibilidade, pelos pedaços de presente e passado que se misturam, pelo improviso, pelo precário, pelos restos do consumo e da mídia que caem até os cachorrinhos embaixo da mesa, pela reflexão sobre o que é conviver com barriga d’água, piolhos, sandália havaiana velhas, esgoto ao céu aberto na frente de casa e cachimbos de crack misturados com smartphones e a rede mundial de computadores.
É a tentativa de fazer ficção científica com os pés na Feira da Ceilândia entre receptadores de IPhones roubados, pastores de rua e caldo de mocotó.

É abandonar o futuro, os outros planetas e alienígenas e entrar nas frestas do presente em um planeta no qual nós somos nossos próprios aliens. Na atual distopia cotidiana, falar do futuro com o otimismo da FC clássica beira o obsceno.

 

Facebook:

https://www.facebook.com/fuleiragemcientifica/

Autores:

Jefferson Nunes

https://www.facebook.com/jefferson.nunes

Anderson Leite

https://www.facebook.com/ander.son.77770194

 

 

 

Anúncios

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑